top of page
  • Foto do escritorBFA Direito Migratório

Visto de Reunião Familiar e Autorização de Residência por reunião familiar no Brasil: Entenda a diferença.

Inúmeros fatores, sejam eles sociais, políticos ou econômicos, podem impactar a dinâmica e coesão familiar, resultando, por vezes, em separações temporárias ou prolongadas. No entanto, existem medidas migratórias que podem ser tomadas para reunir essa família novamente, sendo as principais: o visto e a autorização de residência baseados na reunião familiar. Vários países têm como prioridade que as famílias sejam reunidas e o Brasil é um deles.


Mas, como isso funciona? Nesse texto vamos elucidar essas nuances!


O visto de reunião familiar no Brasil, é um documento emitido antes da chegada ao Brasil, permitindo que estrangeiros entrem no país com o propósito de se reunir com membros de suas famílias. Geralmente temporário, pode ser de curto prazo (como um visto de turista para visita familiar) ou de longo prazo (para reuniões familiares mais permanentes). O visto é emitido no consulado ou embaixada brasileira no país de origem do requerente.


Por outro lado, a autorização de residência por reunião familiar é um documento concedido após a chegada ao Brasil, permitindo que estrangeiros residam legalmente no país com seus familiares brasileiros ou estrangeiros residentes. Trata-se de uma permissão de residência mais duradoura e geralmente exige comprovação de um vínculo familiar específico, além de cumprir os requisitos estabelecidos pela legislação de imigração brasileira. Essa autorização é solicitada e emitida dentro do Brasil, pela Polícia Federal.


Para determinar qual dessas opções se enquadra melhor na sua situação e obter auxílio no requerimento, entre em contato com a nossa equipe de advogados. Estamos determinados a te ajudar a se reunir com a sua família! Nós atendemos em inglês, francês e espanhol e vamos te poupar da parte burocrática enquanto você aproveita sua estadia no Brasil.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page