top of page
Buscar
  • Foto do escritorBFA Direito Migratório

Saiba como conseguir sua cidadania italiana

Você é descendente de italiano e sonha com a dupla-cidadania? Então esse texto é para você!


Para ter direito à nacionalidade italiana é preciso cumprir alguns requisitos, sendo eles: ser descendente de italiano, ser casado com um cidadão italiano, ser residente legal na Itália ou ter nascido no país. Hoje iremos abordar as formas de se conseguir a cidadania por descendência.


Como posso comprovar que sou descendente?


Para comprovar que você é descendente e possui direito à cidadania, é preciso ter em mãos documentos que atestem esse fato, ou seja, documentos que provem a existência de uma ligação familiar com um italiano.


Caso sua família não possua registros, será necessário fazer pesquisas, e a melhor forma é elaborando uma árvore genealógica, para que a busca pelos dados de seu descendente seja facilitada.


Obtenha o máximo de informações possíveis, elas poderão ser encontradas desde cartórios, até em igrejas e sites na internet como o “Family Search”.


Há um limite de geração para a transmissão?


Não, no caso da cidadania italiana não há um limite geracional, apenas é necessário que se comprove o vínculo familiar com um italiano e que o requerente tenha todas as certidões solicitadas.


E quais são os documentos necessários?


Normalmente será preciso solicitar:

· Certidão de nascimento;

· Certidão de casamento;

· Certidão de óbito;

· E certidão Negativa de Naturalização


É necessário ter todas as certidões, desde o antenato italiano até a documentação do requerente, ou seja, de todos os seus antepassados descendentes do italiano até as suas próprias documentações.


Mas vale a pena lembrar que cada caso é um caso e certos documentos podem ser dispensados ou outros podem ser necessários.


Todos os documentos prontos! E agora?


Depois de comprovar que você é, de fato, descendente de italiano e encontrar todos os documentos, chegou o momento de seguir alguns passos:


1) Faça as retificações necessárias dos documentos: Muitas vezes os documentos dos descendentes encontrados, podem apresentar algumas falhas, justamente por se tratar de um registro antigo. Nesse caso é necessário fazer algumas correções no cartório de registro civil. Nós verificamos a necessidade de fazer retificações para você.

2) Faça a tradução juramentada e apostilada: Após a correção de todos os documentos, deve-se traduzir do português para o italiano. Mas não se esqueça, essa tradução deve ser juramentada. Ademais, é necessário apostilar os documentos com base na Apostila de Haia.

3) Solicite sua cidadania! Recomendamos que sua cidadania seja solicitada pela via judicial, tendo em vista que é a maneira mais rápida de concluir o seu requerimento, evitando as demoradas filas do Consulado. Entretanto, por essa via, é necessário que o processo seja mediado por um advogado habilitado. E é por isso que nossa equipe está de portas abertas para te ajudar a obter a sua dupla-cidadania!


Mas o que é a solicitação da cidadania por meio da via Judicial?


Uma das maiores vantagens de optar pela via judicial para a obtenção da cidadania italiana é a rapidez do processo, que geralmente leva cerca de 18 meses para ser concluído. Bem mais eficiente se comparado com a alternativa de solicitar a cidadania por meio dos Consulados, nesses últimos a espera nas filas pode se estender por mais de uma década.


O procedimento para iniciar o processo de cidadania italiana pela via judicial ocorre perante a Justiça Italiana e requer a assistência de um advogado competente. O procedimento deve ser realizado na jurisdição correspondente ao local de nascimento do seu antepassado italiano.


Seguindo todas essas dicas será possível obter sua nacionalidade Italiana! E para saber mais sobre cidadanias ou solicitar auxílio com o seu requerimento, entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp ou e-mail. Nossa equipe está à sua disposição!


 

BFA - Direito Migratório



Telefone: +55 31 3144-0411


25 visualizações0 comentário
bottom of page