top of page
  • Foto do escritorBFA Direito Migratório

Lançado edital de novação com inscrições até 17 de setembro

Link para candidaturas ficará disponível em até 15 dias; dúvidas devem ser enviadas ao e-mail politica.novacao@capes.gov.br até 11 de setembro



A CAPES publicou nesta sexta-feira, 28 de junho, o Edital nº 15/2024, pelo qual receberá, até 17 de setembro, às 17h, propostas de novação de bolsistas e ex-bolsistas no exterior. Os pesquisadores deverão encaminhá-las pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). Na plataforma, ficará disponível em até 15 dias um link específico para o envio das inscrições.


O pedido deve demonstrar que a permanência fora do Brasil tem relevância estratégica para a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação do País. Os critérios para participação e submissão das propostas estão descritos no edital.


O cronograma seguirá uma série de etapas de análises. A primeira é a análise documental, que vai até 25 de outubro, seguida por cinco dias corridos para pedidos de reconsideração.


A segunda é a análise de mérito, com conclusão prevista para 4 de fevereiro de 2025, bem como uma nova rodada para reconsideração, com mais cinco dias, e cujo resultado sairá no dia 21 do mesmo mês.


Uma última rodada de recursos ficará disponível após a divulgação da análise pela CAPES. O resultado final será divulgado até 14 de março.


A Política de Novação permite a substituição das dívidas desses pesquisadores com a Fundação. O procedimento possibilita a repactuação da obrigação no que diz respeito ao retorno e à permanência no Brasil, por período equivalente ao da bolsa no exterior.


É uma forma de regularizar a situação de pessoas residentes fora do País e de permitir que elas continuem a contribuir com a ciência brasileira.


Eventuais dúvidas devem ser enviadas até 11 de setembro para o e-mail: politica.novacao@capes.gov.br



 

Dúvidas sobre o processo de regularização junto à CAPES?


O BFA, especialista em Direito Migratório, oferece assessoria completa para você bolsista ou ex-bolsista.


Agende já sua consultoria online aqui.

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page