top of page
  • Foto do escritorBFA Direito Migratório

Diferentes tipos de vistos franceses

Atualizado: 12 de set. de 2023

Se você planeja passar suas férias na França ou até mesmo se mudar por motivos profissionais, é preciso se planejar com antecedência! E, para isso, é essencial descobrir os diferentes tipos de visto e definir qual melhor se aplica a sua situação atual. Visando facilitar o seu planejamento, separamos os principais tipos de vistos e os requisitos necessários para a obtenção de cada um.


Em primeira instância, caso você seja brasileiro e apenas queira viajar para a França e/ou países do Espaço Schengen, por um período inferior a 90 dias (3 meses), não é necessário a solicitação de um visto. Entretanto, se o seu desejo é permanecer por um período superior a 90 dias deve-se solicitar um visto previamente.


Mas como saber qual o visto ideal para mim?


Existem diversos tipos de vistos e para decidir qual o melhor, é necessário responder duas importantes questões:

• Quanto tempo desejo permanecer em território francês?

• Qual o motivo da minha estadia?


Para obtenção de vistos de longa duração, é necessário ter uma justificativa pessoal, profissional ou estudantil.


Por meio de justificativas pessoais pode-se obter os vistos: visto visiteur; visto para adoção; visto para cônjuge de francês; visto para filhos menores de cônjuges estrangeiros de franceses; visto para menores escolarizados e desacompanhados; visto para membros religiosos.


Já por meio de justificativas profissionais pode-se obter os vistos: visto de trabalho; visto férias-trabalho; visto para estagiário em estabelecimento público de saúde; visto para Au Pair.


E por fim, caso a justificativa seja estudantil pode-se obter os vistos de: estudante; estudante universitário; estudante de curso de Francês; estudante bolsista (CAPES, CNPq, CNRS, COFECUB, ERASMUS, EIFFEL); estudante estagiário; visto científico/pesquisa.


Quais são os documentos necessários?


Para entrar no território francês como turista:

• Passagem de volta dentro do período máximo permitido de estadia;

• Seguro-saúde que cubra todas as despesas médicas, hospitalares e de morte que possam ocorrer durante toda a estadia na França, incluindo despesas de repatriação por motivos médicos, no valor de 30 mil euros;

• Comprovante de hospedagem;

• Comprovação de meios financeiros (para turismo estima-se que o dinheiro mínimo deve ser equivalente à $65 euros/dia com hospedagem em hotel, $32,5 euros/dia com hospedagem em casa de familiar/amigo e $120 euros/dia sem comprovação de estadia. Já para moradia, o mínimo equivale-se à $650 euros/mês.);

• Documentos que atestem a finalidade e as condições da sua estadia na França, se o motivo da estada é turismo ou profissional ou para internação ou trabalho de pesquisa;

• Passaporte em dia.


Já para solicitar um visto de longa duração, os documentos podem variar de visto para visto, para saber informações específicas sobre o seu tipo de visto entre em contato conosco.


Agora, vamos falar de valores.


Os valores são diferentes de categoria para categoria. Mas a grande parte dos vistos permeiam entre os valores de $50 ~ $100 euros.

Os vistos mais comuns custam:

Estudo: $50 euros

Trabalho: $80 euros

Visiteur: $99 euros

Visto férias-trabalho: gratuito


E por fim, onde posso solicitá-los?


Os vistos devem ser solicitados em embaixadas/consulados franceses no Brasil. Atualmente existem consulados franceses em 4 cidades brasileiras: Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Cada consulado é responsável pelos seguintes estados:


Brasília: GO, AC, AP, AM, PA, MT, RR, RO, TO;

Recife: AL, BA, CE, MA, PB, PE, RN, SE, PI;

Rio de Janeiro: RJ, MG, ES;

São Paulo: SP, PR, SC, RS, MS.


Organize seus documentos, agende seu horário e visite o consulado mais próximo!


E para mais informações sobre vistos, entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp, ou agende uma Consultoria diretamente em nosso site de agendamentos. Nossa equipe está aqui para te ajudar!


Nós auxiliamos nossos clientes em todas as etapas do processo, desde a Consultoria inicial até a finalização da solicitação de confirmação de visto. Conte conosco para obter seu visto francês.

 

BFA - Direito Migratório

Telefone: +55 31 3144-0411

32 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page